Email Marketing

Email Marketing significa o envio direto de uma mensagem comercial, tipicamente à um grupo de pessoas, através de email. Por definição, cada email enviado a um potencial ou atual cliente pode ser considerado email marketing.

Geralmente, em seu conteúdo, é utilizado para enviar promoções, adquirir negócios, solicitar vendas ou doações e seu propósito é construir lealdade, confiança ou branding (divulgação de marca). Email marketing pode ser feito à listas vendidas (prática nem um pouco indicada) ou para listas construídas, tanto de clientes quanto de potenciais clientes (Leads).

Em resumo, o termo é utilizado para categorizar envios de mensagem de email com o propósito de aumentar o relacionamento de uma empresa com seus atuais, antigos ou futuros clientes, para encorajar lealdade e repetir negócios, adquirindo novos clientes ou convencendo atuais clientes a comprar um determinado produto.

Email Marketing, em comparação com outras formas de Marketing Digital, é considerado barato; além disso, é um caminho para rapidamente estabelecer e comunicar o propósito da empresa com existentes ou potenciais clientes.

Comumente, esse canal é percebido por destinatários como invasivo e irritante, especialmente para novos ou potenciais clientes, ainda assim, o sucesso do Email Marketing é diretamente relacionado à linguagem e ao apelo visual aplicado.

Em termos de visual aplicado, há indicações de que o uso de gráficos/visuais são relevantes à mensagem a qual está tentando ser enviada, porém, para estabelecer relações próximas, em emails iniciais não é indicado, pois não estabelece empatia, daí a importância de se obter pessoalidade nestes casos.

Em termos de linguagem, o estilo é o maior fator determinante em definir o quão cativante será aquela mensagem. Ao usar tons casuais, comunicação gentil geram melhores emoções que um formato formal. Por combinações, é sugerido o não uso de gráficos/visuais ao longo da linguagem casual.

Além destes fatores, a possibilidade de mensuração de métricas de email é o que traz relevância ao canal. É possível rapidamente iniciar a comunicação e já entender se está sendo aplicada de forma correta analisando: aberturas e cliques.

Acesse a ferramenta gratuita Benchmarking de Métricas de Email Marketing e compare os resultados das suas campanhas com a média do seu nicho de mercado.

Email marketing pode ser aplicado nas seguintes formas:

TRANSACIONAIS E/OU AUTOMATIZADOS

Emails transacionais são comumente engatilhados conforme uma ação de um cliente ou Lead com a empresa. Para ser qualificado como email transacional ou automatizado, o propósito dessas comunicações deve ser em facilitar, completar, educar, ofertar uma transação que o Lead ou cliente tenha aceitado receber. Em resumo, é a forma mais assertiva e indicável para se comunicar por email.

EMAILS DIRETOS

Emails diretos ou emails baseados em interrupção envolvem o envio de um email somente para comunicar uma mensagem promocional (por exemplo, um anúncio de oferta especial ou catálogo de produtos).

MOBILE EMAIL MARKETING

Pelo crescimento de tablets e smartphones, o Email marketing hoje desenvolve grandes tráfegos por estes dispositivos. Profissionais em Email marketing tem pesquisado maneiras de captar atenção através desses dispositivos, e com isso surgiu uma nova forma de se fazer isso, otimizando-os para a leitura e interação com as novas tecnologias.

COMO ESCOLHER UMA BOA FERRAMENTA PARA E-MAIL MARKETING

Uma ferramenta de disparos de email marketing (ESP), deve conter diversas funcionalidades, entre elas:

  • Mensuração: capacidade em analisar os números de suas campanhas.
  • Medidas anti-spam: se a ferramenta possui sistemas de autenticação (DKIM, por exemplo). Com a autenticação correta, as chances de seu e-mail cair em caixas de spam é menor.
  • Usabilidade: suas campanhas devem ser criadas facilmente na ferramenta, de forma intuitiva, para que otimize seu tempo e aumente a qualidade dos seus emails.
  • Automação: a ferramenta deve dispor formas de automatizar seus emails, para que possa escalar seu processo de relacionamento.
  • Segmentação: deve haver a possibilidade em tratar as informações dos seus Leads/clientes (em quais emails eles clicam?). Desse modo é possível criar campanhas segmentadas e com comunicação assertiva.

Com essas funcionalidades, é possível ter uma gestão ativa de sua base de contatos e de seus emails, podendo otimizar o processo de Email marketing ao longo do tempo. Facilitando o trabalho.

Em média, o retorno sobre investimento (ROI), em Email marketing é um dos maiores de todas as mídias digitais, passando de R$ 38,00 para cada R$ 1,00 investido.

Por isso, é importantíssimo contratar uma ferramenta capacitada de email marketing. Através dela você poderá implementar, otimizar, analisar e operar este canal, que é um relacionamento direto com seus contatos e clientes. Através de personalização e segmentação, é possível comunicar-se diferentemente com cada pessoa e escalar esse processo (automatizar).

Nós, da RD Station, por exemplo, usamos nossa própria ferramenta para gestão desse canal, o RD Station Marketing. Através de funcionalidades como: automação, segmentação, gestão de Leads e email marketing, conseguimos gerar valor à empresa, com um custo baixo de operação.

COMO USAR O RD STATION MARKETING PARA CRIAR CAMPANHAS DE EMAIL MARKETING

Em 8 passos, você já consegue usar o RD Station Marketing para construir uma campanha de Email Marketing.

Acompanhe cada um para entender como é simples e já aproveite para fazer o teste gratuito da ferramenta logo em seguida:

1. Escolher a finalidade

Para criar um e-mail, selecione Relacionar → E-mail → Criar email. Depois, escolha a finalidade do seu email: Email marketingTeste A/B para Assunto do email ou Modelo/Fluxo de automação. Caso seja necessário, é possível modificar a finalidade do e-mail após iniciar a edição.

2. Escolher o modelo

Nesta aba, escolha o modelo (layout) do seu email. No RD Station Marketing, você tem a oportunidade de optar entre os modelos Básicos ou Temáticos. Além dessas opções, você pode importar via URL pública o HTML do seu email pronto ou escrever um código HTML puro. Veja a diferença entre cada modelo:

  • Básico: modelos pré-diagramados feitos para agilizar a sua estruturação de e-mail;
  • Temáticos: são modelos prontos para usar em ocasiões específicas, como datas comemorativas;
  • Meus modelos salvos: são modelos que tem como finalidade Modelo/Fluxo de automação, independente se estão sendo usados em algum fluxo ou não.
  • Importar via URL: você pode importar um modelo de email criado externamente para utilizar na plataforma RD Station Marketing. Fique atento às dicas fornecidas pelo RD Station Marketing nesta aba para que sua criação seja compatível com a plataforma;
  • Escrever um código HTML: nesta seção você pode escrever ou colar um código HTML do seu modelo de email. Aqui também é importante ficar atento às dicas fornecidas pelo RD Station Marketing para que sua criação seja compatível com a plataforma.

Entre as opções Básico e Temático, o próprio RD Station Marketing disponibiliza dezenas de modelos prontos para você utilizar:

modelos-de-email-rd-station
3. Editar o nome ou finalidade

Edite o nome ou finalidade de um email já criado, no painel de edição. Clique no nome da campanha, conforme a imagem:

como criar um email no RD Station Marketing

Ao clicar, aparecerá uma janela em que você poderá alterar o nome do email e/ou também a finalidade dele.

Alterar o nome do email

A configuração é válida para emails que estão em rascunho ou que sejam Modelos/Fluxos. Para emails de campanha que já foram enviados, não há como alterar o nome e finalidade.

4. Editar o conteúdo

Na edição de conteúdo, você tem a liberdade de definir os Componentes do seu email e a Aparência dele.

Você pode inserir componentes de Texto, Imagem, Botão (CTA), Divisor e Imagem + Texto. Já na aba Aparência é possível editar textos, imagens, cores e idioma do seu e-mail. Além disso, é nesta etapa que você pode editar o Cabeçalho e Rodapé e inserir arquivos para download.

É na aba de Aparência que você pode inserir variáveis no corpo do seu email. É possível inserir variáveis dos campos padrão e dos campos personalizados criados no RD Station Marketing. Para isso, basta selecionar a caixa de texto em que deseja inserir a variável e escolher conforme imagem abaixo:

Inserir variáveis dos campos padrão e dos campos personalizados criados no RD Station Marketing

Você também pode utilizar variáveis em Assunto de email, selecionando a variável diretamente na caixa de Assunto:

Variável no assunto de email
5. Escolher os destinatários do e-mail

Nesta etapa, você deve selecionar os leads que vão receber esse email. Você pode optar por Enviar para as listas da Segmentação de Leads selecionadas ou Enviar para toda a base de Leads.

Ao escolher seus Destinatários, o RD Station Marketing vai mostrar o status do engajamento dos Leads selecionados:

Status do engajamento dos Leads

Caso você tenha optado por criar um email para inserir como passo de um fluxo de automação, não é necessário fazer a configuração de Destinatários. Você vai diretamente para a aba de Resumo.

6. Revisar o resumo

Esta etapa serve para você revisar e/ou editar as configurações que fez no seu email. Quando uma configuração não foi feita ou está errada, o RD Station Marketing sinaliza e você tem a oportunidade de fazer a correção antes de confirmar o envio do email.

No exemplo abaixo, há um problema na configuração de Whitelabel com o email que foi configurado como remetente da campanha:

Resumo da campanha de email
7. Enviar email de teste

Antes de efetuar o envio do email para os destinatários selecionados, você pode enviar um email de teste para seu endereço ou para o endereço que desejar, para conferir como os leads receberão a mensagem.

Para isso, basta clicar em Enviar email de teste na aba Resumo do editor de email e inserir o endereço desejado. Veja imagem abaixo:

Envio do email de teste
8. Configurar o envio

Por último, você deve configurar o envio da sua campanha. Você pode fazer o envio automático ou agendar para outro momento. Existe também a opção de apenas salvar o email para configurar o envio posteriormente.

Atenção: Por questões de boas práticas, éticas e legais, o uso do opt-out (opção de se descadastrar de uma lista de e-mails) é obrigatório. Por isso, não é possível editar/excluir a mensagem de descadastro no rodapé dos e-mails criados no RD Station Marketing.

Agora que você já sabe o passo a passo completo, que tal começar a criar suas campanhas de Email Marketing e entrar de vez no universo do Marketing Digital? É só fazer o teste gratuito de 10 dias do RD Station Marketing, seguir as etapas e começar a gerar resultados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.