Marketing Digital II

COMO FAZER?

Apesar do grande número de possibilidades de aplicações do Marketing Digital, existem aquelas estratégias e técnicas que se destacam por serem usadas pela grande maioria e trazerem normalmente resultados positivos. São elas:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Email Marketing;
  • Redes Sociais;
  • Otimização de Conversão – CRO;
  • Marketing de Busca – SEM.

Vamos detalhar cada uma delas a partir de agora, mostrando exemplos e conteúdos complementares para que possa se aprofundar em cada tema. Mas antes, precisamos falar de uma ferramenta tudo em um, que reúne os principais recursos de Marketing Digital em um só lugar para sua operação ser mais eficaz.

RD Station Marketing

RD Station Marketing é a ferramenta de Automação de Marketing líder na América Latina. Com ela, é possível gerenciar todas as suas etapas do funil de Marketing e Vendas – da atração de visitantes à geração de oportunidades, passando pela gestão da sua base de contatos e o relacionamento com cada um deles.

Em relação às estratégias de Marketing Digital, a ferramenta permite:

  • A criação, agendamento e monitoramento de conteúdo em redes sociais;
  • Construção de campanhas de Email Marketing com modelos prontos;
  • Geração de Leads através de Landing Pages de conteúdo;
  • Otimização de conteúdos para Mecanismos de Busca (SEO);
  • Construção de fluxos automatizados para criar uma experiência de comunicação personalizada, mas em escala.

Em cada uma das técnicas a seguir, você verá exemplos de como essa ferramenta pode ser o diferencial para colocar tudo em prática. Mas já aproveite para conferir uma demonstração gratuita do RD Station Marketing para ver como ele pode apoiar em todas as estratégias de Marketing Digital:

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo feito para educar, informar ou entreter um futuro cliente. A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Mas esse conteúdo não é qualquer conteúdo: ele deve falar sobre questões relacionadas ao seu mercado e sobre as possíveis dores e dúvidas das suas personas – ou seja, as representações fictícias do seu público-alvo.

Como dissemos, hoje o processo de compra está cada vez mais na mão do consumidor. A informação sobre produtos e serviços deixou de ser privilégio das empresas e vendedores, e hoje está acessível principalmente por causa da internet.

Pense bem: quando foi que você comprou alguma coisa sem pesquisar pelo menos uma vez na internet sobre isso, provavelmente faz tempo. Por isso, é importantíssimo que sua empresa invista em Marketing de Conteúdo: para que os consumidores a encontrem quando procurarem sobre as soluções de mercado que você oferece.

Acontece que as pessoas não procuram apenas informações sobre produtos e serviços. Elas querem, antes de tudo, resolver problemas; o produto/serviço é só a etapa final deste processo. Por isso não basta produzir conteúdo sobre sua empresa e sua solução: você precisa criar valor para sua audiência e responder às dúvidas e dores que eles têm antes mesmo que saibam que seu produto ou serviço é a solução que eles precisam.

Por exemplo:

Se você tem um software de controle de estoque, em vez de escrever apenas sobre a sua plataforma e sobre suas vantagens, pense como o consumidor chegaria até a sua solução.

O que ele precisa saber antes de entender que um software de controle de estoque vai ajudá-lo?

Então, você pode criar conteúdos que deem dicas sobre como organizar o estoque da sua empresa, como calcular o estoque ou quais são as soluções que podem ajudar alguém a organizar o estoque da sua empresa.

Assim, quando seu público-alvo procurar esses assuntos na internet, é muito mais provável que ache o seu conteúdo, e, se o material gerar valor para ele, as chances de ele virar seu cliente são muito maiores. Além disso, se ele já conhecer a solução mas estiver em dúvida sobre seu produto ou da concorrência, ter um bom conteúdo pode ser o diferencial para o público escolher você.

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